Alunos da FAME realizam curso de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde

19/04/2022

Figura fundamental no Programa de Saúde da Família, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) possibilita que as necessidades da população cheguem à equipe de profissionais, que irá intervir junto à comunidade. O ACS também mantém o fluxo contrário, transmitindo à população informações de saúde importantes para melhoria da qualidade de vida.

Diante da importância do trabalho exercido pelos Agentes Comunitários de Saúde, um grupo de acadêmicos da Faculdade de Medicina de Barbacena –FAME, em parceria com o Diretório Acadêmico Dr. Eloy Henrique Dutra Câmara, com o setor de Extensão Universitária e a Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena, deu início a um trabalho voluntário para a capacitação dos Agentes de Saúde do município.

O projeto, que começou no mês de março, surgiu a partir de uma demanda apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, o projeto conta com a participação de 38 acadêmicos da FAME, que atuam em diferentes grupos nas Unidades Básicas de Saúde e escolas públicas da cidade.

As intervenções ocorrem de acordo com as solicitações das UBS e escolas, sempre abordando temas de saúde prevalentes naquela comunidade. Na última semana, por exemplo, a capacitação ocorreu para um grupo de ACS da UBS do bairro Nova Suíça, sobre os temas Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial. A escolha levou em consideração os cerca de 1.500 idosos cadastrados na UBS do bairro, já que a Diabetes e Hipertensão são problemas de saúde muito presentes nessa faixa etária.

O minicurso oferecido aos ACS buscou atualizar informações, mostrar os aspectos epidemiológicos, características clínicas e métodos utilizados para o reconhecimento dessas condições. Todo o conteúdo do curso foi embasado no Programa Hiperdia, que tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos a fim de realizar um melhor controle das doenças, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes atendidos.