Alunos do 3º período da FAME promovem palestra sobre métodos contraceptivos e IST’s na Casa do Caminho

24/04/2023

Na última quarta-feira, 19, os alunos do 3° período da Faculdade de Medicina de Barbacena, dentro da disciplina AEC 3 “Atividades Extensionistas na Comunidade”, em parceria com o Projeto de Extensão “Atenção aos grupos em vulnerabilidade social”, sob orientação da professora Elcha Britto, promoveram uma palestra sobre “Métodos Contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis”, na Casa do Caminho, um abrigo da cidade.

A palestra teve como objetivo orientar os moradores do abrigo sobre os principais métodos contraceptivos fornecidos pelo SUS, abordando sua eficácia, indicação e contra-indicação, além de reforçar a importância da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis, gonorreia, hepatite B e C, através do uso de preservativos e do diagnóstico precoce.

Após a palestra, os alunos ofereceram um lanche para os moradores do abrigo e distribuíram preservativos, reforçando a importância da prevenção e do cuidado com a saúde sexual.

A parceria entre a FAME e o abrigo “Casa do Caminho” demonstra a importância da extensão universitária e da integração entre a academia e a comunidade. Espera-se que essa intervenção tenha um impacto positivo na vida dos moradores do abrigo, contribuindo para a promoção da saúde sexual e prevenção das IST’s.