Alunos do 9º período realizam simulado prático de atendimento

01/11/2021

Na última semana, os alunos do 9º período da FAME participaram de um simulado prático de atendimento, atividade do estágio de urgência e emergência. O professor Nilo Torres, médico emergencista, foi o responsável pelo simulado, orientando e auxiliando os acadêmicos.

Durante a atividade, que foi realizada em grupos, os alunos atuaram em cenários realísticos, colocando em prática os conteúdos aprendidos nas aulas teóricas e, após o simulado, discutiram, junto ao professor, sobre os casos e as atuações feitas por eles.

O principal objetivo do simulado prático é colocar os alunos na posição de autores do aprendizado. “Com o simulado, eles conseguem sentir os erros, vivenciando as dificuldades reais, se aperfeiçoando para que quando se depararem com o paciente, estejam preparados”, enfatiza professor Nilo.

Para o aluno Rafael Ramos, participar das simulações realísticas da FAME é uma oportunidade única na formação médica. “Nelas, nós conseguimos colocar em prática toda nossa carga teórica, seja no atendimento do paciente ambulatorial, no paciente grave e até mesmo no pré-hospitalar. A segurança de ser um ambiente controlado nos permite aperfeiçoar detalhes, que lá na frente, com certeza, farão diferença no atendimento dos nossos pacientes”.