Alunos do programa de Iniciação Científica da FAME publicam artigo sobre: Monitoramento de vetores do gênero Aedes durante o inverno no município de Barbacena

17/05/2024

Alunos do programa de Iniciação Científica da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME publicam artigo científico sobre: Monitoramento de vetores do gênero Aedes durante o inverno no município de Barbacena, Minas Gerais, Brasil. O trabalho foi coordenado pelo Prof. Dr. Jonatan Marques Campos.

1 – O que é o projeto de iniciação científica – PIC na faculdade?

Os projetos de iniciação científica na graduação proporcionam aos estudantes a oportunidade de se envolverem com a ciência e tecnologia e introduz aos alunos a aprendizagem de métodos científicos e produção de conhecimento. Os projetos de iniciação científica são vinculados ao Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – NUPPE e possuem coordenação geral do Prof. Dr. Mauro Eduardo Jurno.

2 – Como funcionam os projetos de iniciação científica – PIC?

Os estudantes são selecionados através de editais e os aprovados são contemplados com bolsas de custeio ofertadas pela faculdade. Esses alunos trabalham em projetos de pesquisa sob a orientação de professores experientes. Os alunos contemplados participam das atividades de pesquisa, coleta de dados, análise e discussão dos resultados.

3 – Quais os benefícios da participação de um projeto de iniciação científica – PIC?

Os alunos desenvolvem diferentes habilidades de pesquisa científica, além de possibilitar a publicação de artigos científicos, apresentação de trabalhos em congressos e preparação para o futuro acadêmico desses alunos. Isso contribui para a formação de alunos críticos e preparados em metodologias científicas.

4 – Fale um pouco sobre o artigo científico publicado com os alunos de iniciação científica da FAME?

Este trabalho foi realizado em parceria com a prefeitura municipal de Barbacena e objetivou monitorar o comportamento de oviposição e distribuição geográfica do vetor Aedes durante a estação de inverno no município. O método utilizado foi um estudo de campo conduzido no município de Barbacena-MG, em 2018. O monitoramento, a coleta de ovos e a estimativa de índices estegômicos de vetores Aedes foram obtidos por meio da técnica de ovitrampas. Os Índices de Densidade de Ovos (IDO) e de Positividade de Ovitrampas (IPO%) foram estimados conforme as estações climáticas e semanas epidemiológicas. Os resultados do trabalho mostraram que mesmo durante o inverno, quando as condições climáticas são desfavoráveis para a multiplicação do vetor, o Índice Geral de Densidade de Ovos (IDO) ficou em 23,50 e o Índice Geral de Positividade de Ovitrampas (IPO%) ficou em 3,73%. Esses dados, evidenciaram a grande capacidade de resistência do vetor mesmo em condições climáticas adversas. Desse modo, o trabalho mostra que, mesmo em estações climáticas onde a incidência de casos de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya decrescem significativamente, é preciso continuarmos vigilantes com ações de prevenção, conscientização e políticas públicas que sustentam ações de manejo durante todo o ano.

No link abaixo, você pode ler o artigo na íntegra: