Alunos do Projeto de Extensão “Atenção aos grupos em vulnerabilidade social” promovem ação sobre autoestima na escola São Miguel

26/04/2023

Na última segunda-feira, dia 24, a Faculdade de Medicina de Barbacena realizou uma ação na escola São Miguel como parte do Projeto de Extensão “Atenção aos grupos em vulnerabilidade social”, subgrupo – Consciência negra. Orientados pela professora Elcha Britto, os alunos realizaram uma Inter sobre o tema “Autoestima e cabelo cacheado/ondulado/crespo”, que ainda é motivo de vergonha para muitas pessoas, apesar de cerca de 70% da população brasileira se encaixar nessas características.

Durante a apresentação, a cabeleireira especializada no tema, Mariana Leijoto, falou para adolescentes da escola sobre a importância da autoestima e de se amar do jeito que se é. Ela explicou que muitas vezes a sociedade impõe padrões de beleza inatingíveis e que é preciso desconstruir essas ideias para se sentir bem consigo mesmo.

A ação teve como objetivo principal promover a autoestima e a valorização da identidade de jovens que muitas vezes se sentem pressionados a seguir padrões de beleza. O projeto de extensão da FAME busca levar informações e cuidados de saúde para grupos em situação de vulnerabilidade social.