BATISMO EM LIBRAS NA FAME

23/08/2023

Por Priscila Gava
Professora de Língua Brasileira de Sinais – FAME

Nessa terça-feira, dia 22 de agosto, recebemos, em sala de aula, a visita de Luiz Gustavo Teodoro, 20 anos, pertencente à comunidade surda para a realização do Batismo em LIBRAS.
O Batismo em LIBRAS ocorre todo semestre nas aulas da Disciplina de Língua Brasileira de Sinais, onde um membro da comunidade surda escolhe um sinal próprio que nomeará cada aluno do curso. ‘O ato de “dar um sinal” a uma pessoa recebe o nome de “Batismo”. Esse momento é de suma importância tanto para os alunos da FAME como para o surdo, pois oportuniza a interação entre aluno e sociedade, além de propiciar a troca de saberes.
A Lei n°10.436 reconheceu em 2002 a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como língua oficial dos surdos, oferecendo maior visibilidade à comunidade surda. O conhecimento dessa Língua retrata um assunto de extrema importância nos dias atuais: a inclusão.