Bibliotecária da FAME, Leticia Miranda, Compartilha sua Visão sobre o Dia das Bibliotecas, comemorado em 09 de Abril

09/04/2024

No dia 09 de abril, celebramos o Dia Nacional das Bibliotecas no Brasil, uma data estabelecida pelo Decreto Brasileiro Nº 84.631 de 1980. Esta ocasião não apenas marca a instituição da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, mas também presta homenagem à criação da Biblioteca Nacional em 1810, localizada no Rio de Janeiro.

Além de reconhecer a importância histórica das bibliotecas, é fundamental destacar o papel vital que desempenham na promoção da leitura como ferramenta essencial para a educação e formação dos indivíduos. As bibliotecas não são apenas depósitos de livros, mas espaços vivos que merecem ser experimentados, ocupados e compartilhados por todos.

A Biblioteca Fame se une às comemorações, prestando homenagem a todas as bibliotecas do país e destacando a relevância das bibliotecas universitárias. Esses espaços desempenham um papel crucial ao promover o acesso à informação, contribuindo assim para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade como um todo.

Nas palavras do teórico Jacques Bossuet, “é na biblioteca que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras”. Portanto, celebremos este Dia Nacional das Bibliotecas não apenas como uma data festiva, mas como um lembrete constante da importância da leitura para as gerações presentes e futuras.

Feliz Dia Nacional das Bibliotecas a todos!