02/10/2023
O Dia Mundial do Coração é comemorado no dia 29 de setembro. Neste dia, a cardiologista e professora da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), Dra. Tânia Quintão, fala sobre o tema.
A professora inicia o tema comentando que as doenças cardiovasculares são altamente prevalentes em nossos no cenário mundial e que correspondem a cerca de 17 milhões de mortes por ano, sendo a principal causa de morte no mundo. Por isso, a importância de estabelecer medidas de prevenção dessas doenças cardíacas, mantendo hábitos de vida saudáveis. “Uma das principais complicações altamente prevalentes é o infarto agudo do miocárdio, que muitas vezes é fatal, mesmo em idades mais precoces”, comenta.
“Muitos desses fatores são controláveis e modificáveis, como a dislipidemia, que é o colesterol e o triglicérides elevado, a hipertensão arterial, o diabetes méritos, o tabagismo, sedentarismo, obesidade e o uso exagerado de bebidas alcoólicas”, comenta a cardiologista. Além disso, ainda diz que é necessário a prática de atividades físicas regularmente, beber bastante água e cuidar da saúde mental.
A cardiologista relata sobre a importância da identificação precoce, através dos exames periódicos regulares, para que seja possível controlar as doenças e ter uma condição cardíaca mais saudável. “Dessa forma, conseguimos manter um coração saudável e uma qualidade de vida boa e uma longevidade muito feliz”, finaliza.