COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E ASSÉDIO – CIPA
–
O que é CIPA?
CIPA é a sigla para “Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio”, sua função é prevenir acidentes, doenças e assédio no ambiente de trabalho, fazendo com que seja um local seguro e saudável.
Como a CIPA é formada?
É composta por representantes do empregador (escolhidos diretamente por ele) e dos empregados(escolhidos por votação), com mandato de um ano, permitida a reeleição.
É obrigatório que haja um presidente, um vice-presidente e um secretário na comissão, que irão se reunir mensalmente durante o expediente junto com os demais membros eleitos.
Quais as principais atribuições da CIPA?
- Prevenção de acidentes e doenças relacionadas no trabalho;
- Determinar quais são os pontos que apresentam riscos na empresa;
- Solicitar, planejar, implantar e manter medidas preventivas que eliminem ou reduzam os riscos;
- Observar as normas em relação aos trabalhos executados e se há algo em desacordo que precisa ser melhorado;
- Promover, anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT;
- Abranger medidas de prevenção e combate ao assédio no ambiente de trabalho;
- Entre outros.
Membros da CIPA gestão 2024/2025:
Presidente: Mariana Patricio Campos
Vice-presidente: Jonathan Delbem Gava
Secretário: Gustavo Tavares Muniz
Suplentes: Angelita Menuci, Fernanda Batista e Silva e Luciano Wagner Nascimento
–