Arquivos importantes:
1- Manual Pesquisador – Versão 3.8
3- Código de Ética Medica 2019
4- Cartilha do Participante de Pesquisa
5- Calendário de Reuniões 2024
–
APRESENTAÇÃO DO CEP
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com função pública, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.
O CEP-FAME foi criado em agosto de 2017 e em janeiro de 2018 obteve o Credenciamento e a autorização de funcionamento junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP. O CEP tem como objetivo se aproximar cada vez mais do corpo docente e discente, aumentando a qualidade dos estudos, protegendo o voluntário das pesquisas e assim poder elevar o nome da nossa instituição e potencializar as publicações científicas aqui realizadas.
O CEP-FAME EM NÚMEROS
Desde então o CEP-FAME se reúne mensalmente (ou quinzenalmente quando necessário) e até agosto de 2024 já apreciou um total de 512 Projetos de Pesquisa em 86 reuniões, tendo como tempo médio de tramitação a marca de 4,7 ± 5,8 dias desde a recepção do estudo até a emissão do parecer. Ressalta-se também que todos os pareceres foram emitidos com menos de 30 dias conforme exigido pela CONEP.
CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORINIÁRIAS DO CEP-FAME– 2024
O CEP-FAME sempre se reunirá na primeira terça-feira de cada mês, em caso de feriado a reunião será transferida automaticamente para a segunda terça-feira do mês.
Sempre que necessário o Comitê convocará reuniões extraordinárias para o melhor atendimento da comunidade acadêmica da instituição, principalmente os eventos científicos promovidos pela FAME e pelas Ligas Acadêmicas.
SUBMISSÃO DE PROJETOS
Os projetos de pesquisa devem ser submetidos ao CEP via Plataforma Brasil.
Os passos básicos para submissão de Projetos Pesquisa são:
- CADASTRO DO PESQUISADOR
- VINCULAÇÃO DO PESQUISADOR À FAME-FUNJOBE – Localizar na busca da Plataforma pelo CNPJ 19.559.012/0009-36, pela Razão Social FUNDACAO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA ou pelo Nome FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA
- CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA
- ANEXAR OS SEGUINTES DOCUMENTOS (FORMATO WORD OU PDF):
- Projeto de Pesquisa
- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou justificativa para dispensa do mesmo
- Folha de Rosto devidamente assinada pelo Pesquisador Principal e pelo Diretor da Faculdade
- Autorização para coleta de dados caso o estudo seja realizado em outra instituição
Em caso de dúvidas em qualquer uma das etapas favor acessar o MANUAL DO PESQUISADOR para auxiliá-lo.
Resumidamente a tramitação de um projeto no CEP se dá desta forma:
RESOLUÇÕES, LINKS E MATERIAIS DE APOIO
– Resolução 466/2012 CONEP-Ministério da Saúde: esta é a principal Resolução nacional que rege a pesquisa no Brasil. Nela estão contidos todos os preceitos éticos, obrigações do pesquisador, funções do CEP e da CONEP.
– Código de Ética Médica : especificamente o “Capítulo XII – Ensino e pesquisa médica”.
– Cursos CONEP: a CONEP oferece 19 cursos de extensão em parceria com o Hospital Moinhos de Vento. Cada curso tem a duração de 2 horas-aula, geração de certificado e disponíveis de forma gratuita.
LINK: edX – Moinhos de Vento (hospitalmoinhos.org.br)
APOIO AOS VOLUNTÁRIOS DE PESQUISA
Se você participa ou pretende participar de qualquer projeto de pesquisa o CEP-FAME está a sua disposição para solução de dúvidas nos Contatos abaixo. Para auxiliá-lo você pode consultar a CARTILHA DO PARTICIPANTE EM PESQUISA para conhecer seus direitos.
CONTATOS
COMITÊ DE ÉTICA EM PEQUISA DA FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA
Endereço: Praça Presidente Antônio Carlos, 08 São Sebastião
Barbacena-MG
Tel.: (0xx32) 3339-2982 E-mail: cep@funjob.edu.br
MEMBROS DO CEP-FAME
Coordenador
Vanderson Assis Romualdo
Membros Titulares
Dulcilene Mayrink de Oliveira
Jonatan Marques Campos
Janine Mayra da Silva
Mauro Eduardo Jurno
Polyana Cury Marinho
Priscilla Brunelli Pujatti
Representante dos Usuários
Carmen Lúcia Werneck
Vanderley Luiz da Silva
Secretária Administrativa
Viviane Aparecida do Nascimento