Dia Mundial Sem Tabaco: cuidando da sua saúde e combatendo o tabagismo

31/05/2023

Você sabia que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo? É uma informação alarmante, mas que leva a reflexão sobre a importância de promover uma vida livre do cigarro. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que 10% dos fumantes chegam a reduzir sua expectativa de vida em até 20 anos. Esses números são preocupantes e destacam a necessidade de agir para evitar as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.

A professora e nutricionista, Lívia Botelho, explica que “a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado anualmente em 31 de maio, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos e os danos causados pelo consumo de tabaco. Essa data serve como um lembrete poderoso para repensarmos nossos hábitos e adotarmos medidas preventivas em relação ao tabagismo”.

“Se você não é fumante, é fundamental valorizar sua saúde e cuidar dela desde o início, evitando iniciar o hábito de fumar. Agora, se você é tabagista, é importante reconhecer que parar de fumar sozinho não é uma tarefa fácil. No entanto, é essencial buscar ajuda para superar essa dependência e tomar medidas concretas em direção a uma vida livre do cigarro. Felizmente, hoje em dia, existem diversos recursos disponíveis para auxiliá-lo nesse processo. Recursos farmacológicos, tratamentos psicológicos e nutricionais e, também, o exercício físico”, ressalta a professora.

Neste Dia Mundial Sem Tabaco, comprometa-se a buscar ajuda e iniciar uma jornada rumo a uma vida livre do cigarro. Lembre-se de que você não está sozinho nessa caminhada, e a equipe médica e profissionais de saúde estão prontos para oferecer o apoio necessário.

.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?