Diácono José Mário Santana: Uma Jornada da Medicina à Vocação Sacerdotal

21/08/2024

O diácono José Mário Santana Barbosa nasceu em Capela Nova, aos 19 de agosto de 1994. Na juventude, mudou-se para Barbacena, passando a participar das celebrações no Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Concluiu o Ensino Médio em 2011, na Escola Estadual “Professor Soares Ferreira” (Colégio Estadual) e, após um ano de cursinho, foi aprovado para ingressar na Faculdade de Medicina de Barbacena, na turma 58. Cursou quatro períodos de Medicina entre 2013 e 2014 e trancou sua matrícula para ingressar no Seminário São José, da Arquidiocese de Mariana, em 2015.

“O tempo em que estive na Faculdade de Medicina de Barbacena foi de grande crescimento acadêmico e, sobretudo, humano. Guardo no coração a todos com quem convivi naquele período – colegas de turma, professores, colaboradores. Ter estudado Medicina foi importantíssimo para meu amadurecimento humano e, inclusive, meu discernimento vocacional. Foi durante o curso de Medicina que senti novamente forte em meu coração o desejo de consagrar-me a Deus através do sacerdócio, desejo que já estava presente desde os primeiros anos da infância. Não sai da minha memória o fato de que, quando tomei a decisão de sair da Faculdade e ingressar no Seminário, foi em meus colegas da turma 58 da FAME que encontrei mais compreensão e apoio a esta escolha. Sou muito agradecido a Deus por ter feito parte desta instituição!”

Em 2015, o diác. José Mário ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Mariana, tendo concluído o último ano de Teologia em 2022. No ano seguinte, ele viveu seu período de síntese pastoral na Paróquia Santo Antônio, em Presidente Bernardes. No dia 25 de novembro de 2023, foi ordenado diácono juntamente com seus colegas de turma na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, sendo logo nomeado como colaborador da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, onde tem exercido seu diaconato.

O lema escolhido pelo Diác. José Mário para seu ministério presbiteral é: “Amou-os até o fim” (Jo 13,1).

“A vocação sacerdotal é um chamado de Deus, ao qual tenho procurado responder desde pequeno, e especialmente a partir do ingresso no Seminário, tempo de profundo amadurecimento e discernimento. Consciente de minha pequenez, vejo o ministério presbiteral como uma consagração total a Cristo e aos irmãos, no serviço às necessidades da Igreja e em comunhão com o arcebispo. As palavras do Rito de Ordenação são fortes: ‘Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar, conformando tua vida ao mistério da cruz do Senhor’. Que Deus nos ajude a vivermos bem este mistério. Rezem por nós!”

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?