Doutor Marco Aurélio, professor da FAME, faz texto dissertando sobre significado de “bem estar” para o Dia Mundial da Saúde

10/04/2023

Em 1946, com o mundo em clima dos pós II guerra mundial, a OMS definiu saúde como “o estado de bem estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença”. E por que não acrescentar o “bem estar espiritual” mais de meio século depois? Afinal, o mundo mudou e diversas evoluções aconteceram no comportamento humano.

É difícil falar em saúde no século XXI e não associar à “qualidade de vida”, pois a própria interpretação do conceito já destaca o “bem estar” como palavra-chave.

Diversas são as situações ou fenômenos que se associam, se completam e tornam-se quase uma condição SINE QUA NON para que a saúde se apresente em sua plenitude. Poderíamos falar no cuidado com o corpo através de uma boa alimentação e a realização de atividade física. Das boas relações interpessoais na família, no relacionamento íntimo, social e no ambiente de trabalho que certamente influenciará no equilíbrio da mente (assunto muito bem explorado em trabalhos científicos que comprovam sua eficácia e veracidade).

Pesquisas também comprovam que as práticas e “exercícios espirituais”, independente do credo, influenciam positivamente a vida humana, especialmente diante de situações adversas, a exemplo da prevenção e recuperação de morbidades. Finalmente, a importância do meio ambiente em todo o ciclo da vida, pois a água, a fauna, a flora e as alterações climáticas são fatores que compõem a boa qualidade da nossa alimentação e devem ser observados de forma especial.

Concluindo, gostaria de expressar a responsabilidade da Faculdade de Medicina de Barbacena com tudo o que foi escrito no breve texto acima, a medida que somos educadores da saúde e formadores de opinião associando saúde, trabalho , cidadania e compromisso com a vida.

.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?