Dr. Herbert Fernandes Compartilha Reflexões sobre o Dia do Infectologista

12/04/2024

No dia 11 de abril, celebramos o Dia do Infectologista, uma ocasião especial para reconhecer e honrar os profissionais dedicados que escolheram cuidar das doenças infecciosas que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Para muitos infectologistas, este é um dia de grande alegria e orgulho, pois eles encontram realização plena em sua carreira, mesmo diante dos desafios que enfrentam.

“Nesse dia dedicado ao Infectologista, é um dia de muita alegria, muito orgulho pela profissão que eu escolhi. Sou completamente realizado por essa carreira de quem cuida das doenças infecciosas”, diz o infectologista Dr. Herbert Fernandes.

As doenças infecciosas estão frequentemente associadas a condições sanitárias precárias, desigualdades socioeconômicas e outros fatores complexos. No entanto, para os infectologistas, cada caso representa uma oportunidade de desvendar os mistérios dos micro-organismos que muitas vezes são invisíveis aos olhos, como bactérias, fungos e parasitas.

“Como eu costumo dizer, o infectologista é um médico realizado por trabalhar com o que gosta, mesmo que a remuneração não seja tão adequada como em outros campos da medicina. Porém, vale muito a pena. Costumo dizer que o infectologista é o médico clínico de pensamentos expandidos, normalmente aquele que vai resolver o que ninguém conseguiu resolver, ainda investigar o que ninguém conseguiu investigar. De fato, é um detetive na medicina, e eu sou muito feliz por isso”, enfatiza o Dr. Herbert Fernandes.

Os infectologistas são verdadeiros detetives na medicina, dedicados a desvendar os mistérios das doenças infecciosas e a encontrar soluções para os desafios que surgem no diagnóstico e tratamento. Seu trabalho árduo e sua paixão pela profissão são dignos de reconhecimento e admiração.

Portanto, neste Dia do Infectologista, vamos celebrar esses profissionais dedicados e expressar nossa gratidão por seu compromisso em proteger a saúde pública e promover o bem-estar de todos. Um grande abraço a todos os infectologistas que, com sua expertise e dedicação, fazem a diferença na vida de tantas pessoas. Parabéns!