Egressos da FAME são convocados para atuar na EPCAR

31/05/2023

A Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) é conhecida por formar profissionais íntegros e com excelente qualificação para o mercado de trabalho. A maioria dos médicos formados na instituição já saem empregados e com um leque gigante de possibilidades, já que levar a FAME no currículo é um grande diferencial.

Este é o caso do Luiz André Maciel Marques, que se formou no final do ano passado na turma 66 e ingressou na EPCAR como aspirante a oficial. O egresso dá detalhes de como foi o processo de convocação para o serviço militar. “Ao final do ano nós passamos por um processo de inspeção de saúde e os convocados devem servir durante um ano de forma obrigatória, podendo permanecer por até 8 anos”, detalha o médico.

“Na aeronáutica desempenhamos papéis tanto no administrativo quanto no atendimento ao paciente, trabalhando diretamente com alunos da EPCAR”, explica Luiz. As possibilidades se estendem em trabalhos como auditorias médicas, administração de junta de saúde, perícias médicas, inspeção e diversos outros.

O ex-aluno da FAME destaca que a experiência engloba aprendizados sobre as etapas de formação da vida militar. “Durante dois meses aprendemos sobre hierarquias, disciplinas, marchas e tudo o que permeia a vida militar. Cada lição é necessária para atuarmos enquanto profissionais médicos dentro da força armada. Nós que entramos agora começamos como aspirante a oficial e em agosto já nos tornaremos segundo-tenente”.

Para Luiz, viver a profissão na EPCAR se torna ainda mais especial por ter tido outros amigos de turma convocados com ele. Uma quantidade expressiva de egressos das turmas de 2022, número 65 e 66, foi chamada para servir. “Ter tido colegas de turma vivendo a experiência comigo contribuiu muito para a adaptação do serviço. Reforçou a amizade e certamente vamos levar tudo o que aprendermos na EPCAR para o resto da vida”, finaliza.

Ao todo, 19 egressos da FAME foram convocados pela EPCAR. São eles:

• Giovany Santana

• Pedro Amaral