Extensão Universitária: O elo entre a graduação e a sociedade

02/12/2021

Extensão Universitária FAME
Acadêmicos de medicina da FAME durante atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Barbacena

Ensino, Pesquisa e Extensão constituem os três pilares básicos de uma universidade. As atividades de ensino e pesquisa são bastante conhecidas e ocorrem no âmbito acadêmico. Já as atividades de extensão vão além do ambiente universitário, e funcionam como um elo, uma ponte permanente entre a comunidade e a instituição de ensino superior.

As atividades de extensão da Faculdade de Medicina de Barbacena têm como objetivo o diálogo constante com a sociedade. É uma forma de levar o conhecimento teórico e científico para a prática, para o dia-a-dia, num processo de socialização e democratização do conhecimento.

No atual momento do Ensino Superior Brasileiro, a Extensão Universitária passa a integrar toda a Matriz Curricular dos Cursos de Graduação. Nesse sentido, os acadêmicos da FAME desenvolvem atualmente diversas atividades extensionistas vinculadas às disciplinas do curso.

Entre as atividades, estão ações junto às Unidades Básicas de Saúde, instituições sociais de vários segmentos e áreas, e manutenção permanente de um trabalho educativo em saúde desenvolvido em plataformas virtuais. Considerando sempre que o trabalho junto à sociedade traz um extremo engrandecimento pessoal, proporcionando ao estudante descobrir novas visões de mundo e valores.