Faculdade de Medicina de Barbacena Promove Ação Educativa na Escola Municipal Tony Marcos

07/06/2024

A Faculdade de Medicina de Barbacena, através do seu Projeto de Extensão “Consciência Negra”, coordenado pela professora Elcha Britto, realizou uma significativa ação educacional na última quinta-feira, dia 06 de junho. O evento ocorreu na Escola Municipal Tony Marcos, com o objetivo de promover uma sociedade mais solidária e incentivar a integração social entre os alunos.

A iniciativa focou na conscientização das crianças sobre o impacto das palavras e expressões de cunho racista, bem como a importância de adotar práticas linguísticas mais inclusivas e respeitosas no cotidiano. Para tornar a aprendizagem mais envolvente e acessível, a equipe do projeto organizou uma atividade lúdica que capturou a atenção e o interesse dos pequenos.

Durante a dinâmica, as crianças participaram de uma brincadeira que utilizou dois cartazes: um intitulado “Palavras Ruins” e outro “Palavras Boas”. O objetivo era ajudar os alunos a identificar termos prejudiciais e substituí-los por expressões positivas e inclusivas. Essa abordagem prática não apenas educou sobre o racismo linguístico, mas também incentivou reflexões sobre empatia e respeito ao próximo.

A professora Elcha Britto destacou a importância de projetos como este para a formação de uma sociedade mais consciente e justa. “É fundamental que desde cedo as crianças aprendam sobre a diversidade e o respeito mútuo. Através de atividades como essa, esperamos plantar sementes que resultarão em adultos mais conscientes e comprometidos com a igualdade”, afirmou.

O sucesso da ação na Escola Municipal Tony Marcos reforça a relevância do Projeto de Extensão “Consciência Negra” da Faculdade de Medicina de Barbacena. Além de promover a conscientização sobre questões raciais, a iniciativa demonstra o poder transformador da educação na construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.

Com atividades como esta, a Faculdade de Medicina de Barbacena reafirma seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento comunitário, contribuindo de forma ativa para a formação de uma geração mais consciente e respeitosa.