Faculdade de Medicina de Barbacena Promove Intervenção Educativa sobre Diversidade no Colégio Aplicação:

18/06/2024

Na última sexta-feira, 14 de junho, a Faculdade de Medicina de Barbacena, por meio do Projeto de Extensão “Des-E-Re: Desconstrua-se e Reconstrua-se”, realizou uma intervenção educativa no Colégio Aplicação. A atividade, organizada pelo subgrupo “Diversidades” e orientada pela professora Elcha Britto, teve como tema central as “Diferenças entre gênero, sexo e orientação sexual”.

O evento, que começou às 16:30, foi marcado pela ativa participação e interesse dos alunos, evidenciando a relevância do assunto, especialmente no mês de junho, período em que se celebra o orgulho LGBTQIA+. A interação foi um ponto alto da intervenção, proporcionando um espaço aberto para perguntas, discussões e esclarecimentos.

Os estudantes do Colégio Aplicação demonstraram grande engajamento, refletindo sobre as complexidades e nuances dos conceitos abordados. A dinâmica da intervenção permitiu que os alunos compreendessem melhor a importância do respeito e da inclusão, além de desconstruir preconceitos e estereótipos relacionados à diversidade sexual e de gênero.

A professora Elcha Britto destacou a importância de projetos como o “Des-E-Re” na formação de uma sociedade mais inclusiva e consciente. Segundo ela, “Educar sobre diversidade é fundamental para combater a discriminação e promover um ambiente de respeito e aceitação. Iniciativas como esta são essenciais para construir uma cultura de paz e igualdade”.

A intervenção no Colégio Aplicação é apenas uma das muitas ações do projeto “Des-E-Re: Desconstrua-se e Reconstrua-se”, que visa sensibilizar a comunidade sobre questões de diversidade e direitos humanos. O sucesso da atividade reforça a importância de continuar promovendo discussões sobre esses temas nas escolas e em outros espaços educativos.

Com a realização de eventos como esse, a Faculdade de Medicina de Barbacena reafirma seu compromisso com a promoção da educação inclusiva e do respeito às diversidades, contribuindo para a formação de cidadãos mais informados e conscientes de seu papel na sociedade.