Faculdade de Medicina de Barbacena Realiza Ação Social de Conscientização da Saúde Vascular

12/08/2024

A Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), por meio dos Projetos de Extensão “Atenção à Terceira Idade: Saúde Integral do Idoso” e “A Praça é Nossa”, orientados pela professora Elcha Britto, realizou na última sexta-feira, 09 de agosto, uma ação social de educação em saúde na Praça Presidente Antônio Carlos. A atividade teve como foco a conscientização sobre o “Agosto Azul e Vermelho”, mês dedicado à saúde vascular.

O evento foi uma oportunidade para os alunos da FAME promoverem a importância da saúde vascular junto à comunidade local. Durante a ação, foram oferecidas orientações sobre a prática regular de exercícios físicos, alimentação balanceada e adoção de hábitos saudáveis como formas eficazes de prevenir doenças vasculares. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de realizar aferição de pressão arterial e glicemia capilar, serviços essenciais para o monitoramento e prevenção de condições que podem afetar o sistema vascular.

A professora Elcha Britto, responsável pela orientação dos projetos, destacou a importância de ações como essa para a formação dos alunos e para a promoção da saúde na comunidade. “O contato direto com a população, oferecendo orientações e cuidados de saúde, é fundamental para que os futuros médicos desenvolvam uma visão integral e humanizada da medicina. Além disso, esses momentos são essenciais para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde vascular, prevenindo doenças que podem ser evitadas com mudanças simples no estilo de vida”, afirmou a professora.

A iniciativa reforça o compromisso da FAME em integrar a teoria à prática, proporcionando aos alunos experiências que complementam a formação acadêmica, ao mesmo tempo em que beneficiam a comunidade. Eventos como esse têm um impacto positivo, tanto na educação dos futuros profissionais de saúde quanto na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Barbacena.

O “Agosto Azul e Vermelho” é uma campanha que visa alertar para a importância do cuidado com o sistema vascular, abrangendo medidas preventivas e tratamentos adequados para evitar complicações que podem levar a doenças graves, como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. A ação da FAME contribuiu de forma significativa para a disseminação dessas informações e para o fortalecimento da saúde preventiva na região.