FAME celebra o Dia Mundial da Saúde com atividades junto à comunidade

08/04/2022

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado ontem dia 7 de abril, a Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) e a Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena (SESAP) realizarão, em parceria, ações de promoção e educação à saúde, amanhã, dia 09 de abril, de 08h ás 12h, na Praça dos Andradas, centro de Barbacena.

O evento, que é uma ação de extensão universitária, vai oferecer atividades de orientação sobre hipertensão arterial, diabetes, acompanhamento do pré-natal, uso de plantas medicinais, saúde mental infantil e vacinação contra a COVID-19.

Para a Professora da FAME, Flaviany Faria, responsável pela coordenação desta ação extensionista, o evento é de uma enorme importância para a população barbacenense e para os acadêmicos de Medicina.

“A interação entre os acadêmicos da FAME e a comunidade local na realização de atividades de educação em saúde sensibiliza e conscientiza a população para o autocuidado. Além disso, o acadêmico que interage com a comunidade aplica seus conhecimentos, constrói itinerários pedagógicos próprios para a abordagem e a comunicação com os seus pacientes e desenvolve diversas habilidades e competências necessárias à formação médica. Todos ganham!”, enfatiza a professora.

O Coordenador Técnico-Científico do evento, o médico e Professor da FAME, Dr. Sebastião Vidigal, também destaca o valor de ações extensionistas dessa natureza para o curso de Medicina.

“A Educação Médica moderna deve articular suas propostas curriculares e pedagógicas com as demandas de saúde das comunidades. Esse movimento da Academia em direção ao público externo possibilita o exercício prático da interdisciplinaridade e da interprofissionalidade. Esse movimento realizado pela FAME e atualmente chamado de Curricularização da Extensão dá origem a arquiteturas curriculares inovadoras e exitosas na escola médica, onde o acadêmico de medicina protagoniza a sua formação”,destaca o coordenador do evento.

Confira a programação completa do evento, clicando no link abaixo.