FAME e NETP realizam atividade extensionista de promoção da saúde mental para colaboradores da Santa Casa

10/04/2023

No dia 05/04, os acadêmicos do 8° período da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME promoveram uma atividade extensionista para os colaboradores do setor de Hotelaria da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. A atividade, coordenada pelo professor Marco Aurélio Bernardes de Carvalho, ocorreu em parceria com o Núcleo de Ensino, Treinamento e Pesquisa (NETP) da unidade e contou com a participação de aproximadamente 20 trabalhadores. Para o desenvolvimento da ação, a equipe do NETP articulou com a FAME as principais demandas de saúde do público-alvo, elencando tópicos de saúde mental com foco em autoamor, autocuidado e autoestima. Na concepção da equipe gestora do NETP, abordar saúde mental com foco em valorização pessoal é fundamental para que os colaboradores do setor de Hotelaria se conscientizem sobre a importância do trabalho que desenvolvem para o funcionamento da Santa Casa.

“Participar das atividades extensionistas tem sido uma experiência incrível, pois tem nos permitido estabelecer um contato direto com os diferentes setores da comunidade. Além disso, especificamente em relação à atividade realizada na Santa Casa, foi enriquecedor contribuir de alguma forma, se colocando no lugar do outro, entendendo as dificuldades do cotidiano, e, sobretudo, valorizando a importância dos profissionais do setor de hotelaria dos hospitais. Desse modo, acredito que esses colaboradores se sentirão cada vez mais acolhidos e conscientes de que o trabalho que realizam faz total diferença no cenário hospitalar. Ter a oportunidade de saber um pouco mais da história de cada um e o quanto eles contribuem para o funcionamento da instalação, nos faz refletir sobre o quanto o trabalho em equipe é fundamental em todas as profissões. Esperamos ter conseguido transmitir a importância do entendimento sobre autoamor, autocuidado e autovalorização a esses profissionais imprescindíveis para a Santa Casa” – destacou a acadêmica Jéssica Mayara Campos Ferreira da Silva.

A FAME agradece aos trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia que participaram da intervenção, a toda a equipe do NETP, e, especialmente, ao Diretor Geral da unidade, Dr. Flávio Maluf Caldas, ao responsável pelo setor de Hotelaria, Rodrigo Fernandes Campos e à Coordenadora do NEPT, Geiciane de Lima Santos, que viabilizaram a realização da atividade.

.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?