FAME promove “5ª Mostra de Extensão – Por uma medicina extramuros” na segunda-feira (22)

18/05/2023

Na próxima segunda-feira, dia 22, a Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) promoverá a “5ª Mostra de Extensão – Por uma medicina extramuros” a partir das 16h, na sede da instituição. À frente do evento está a professora Valquíria Vieira, que coordena o Núcleo de Extensão da FAME.

A docente acredita que a mostra é um momento importante para divulgar atividades de extensão, desenvolvida pelos acadêmicos com orientação dos professores. “Nossas atividades acontecem em toda a comunidade. Em Unidades Básicas de Saúde (UBS), ONGs, escolas e outros lugares”, destaca Valquíria. “O maior objetivo é promover atividades com foco na transformação social”.

A professora ressalta que é a oportunidade para atrair o engajamento comunitário, já que o evento permite a troca de conhecimentos e está aberto a quem tenha sugestões para expandir o projeto. “Queremos trazer a comunidade até nossa instituição para que ela esteja alinhada às ações da faculdade”.

A mostra é destinada a estudantes, professores ou qualquer um que esteja interessado em conhecer as iniciativas do Núcleo de Extensão. “A FAME está de portas abertas para recebê-los”, convida a coordenadora.

Confira a programação do evento:

16h – 16h20

Abertura do evento: “O potencial transformador da extensão curricular”

16h – 16h05

Fala do Dr. Marco Aurélio Bernardes de Carvalho

16h05 – 16h10

Fala do Dr. Benedito de Oliveira Veiga

16h10 – 16h20
Apresentação do Núcleo de Extensão da FAME.

Palestrante: Professora Valquíria Vieira

16h20 – 16h30
Perspectiva do aluno: “Como foi a experiência de extensão na minha formação?”
Palestrante:

Thais Cimino Moreira Mota

16h30 – 16h50
O olhar da comunidade sobre a relação ensino e extensão: Roda de conversa extramuros.
Participantes:
Helenita Maria das Graças Ferreira, subdiretora de Humanização do Atendimento do Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz
José Natalino de Paula, coordenador do Setor de Concessões da Prefeitura Municipal de Barbacena

Cintia Cristina Neto Nascimento do Nascimento, coordenação Atenção Primária de Saúde

16h50 – 17h

Intervalo

Bloco B – Hall da Academia

Linguagens extensionistas e experimentação: fotografias, música, artesanato e produtos artesanais.

Apresentação dos trabalhos em formato de pôster.

20h – 20h20

Premiação dos melhores trabalhos.

20h30 – 21h00
Encerramento Cultural – Diretório Acadêmico.