FAME Promove Ação Social de Educação em Saúde e Conscientização Ambiental em Barbacena

13/08/2024

Na última segunda-feira, 12 de agosto, a Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), por meio do Projeto de Extensão “Meio Ambiente”, realizou uma significativa ação social de educação em saúde no Instituto Padre Mestre Corrêa. Sob a orientação da professora Elcha Britto, o evento teve como público-alvo crianças do 1º ao 9º ano, com o objetivo central de conscientizar sobre a importância da reciclagem e seus benefícios para a saúde social e ambiental.

A iniciativa se destacou pela abordagem lúdica e educativa, onde os alunos da FAME assumiram o papel de educadores, promovendo atividades que enfatizaram a relevância da reciclagem como uma prática essencial para a preservação do meio ambiente. As crianças foram instruídas sobre os impactos positivos da reciclagem, desde a redução do lixo em aterros sanitários até a conservação dos recursos naturais.

Durante a ação, foram oferecidas orientações práticas sobre como realizar a separação adequada dos resíduos, destacando a importância de identificar e classificar os materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal. Além disso, os participantes aprenderam sobre o ciclo de vida dos materiais e como a reciclagem contribui para diminuir a poluição e proteger a biodiversidade.

As atividades foram projetadas para serem interativas e envolventes, utilizando recursos como jogos educativos, dinâmicas de grupo e materiais visuais que facilitaram a compreensão do tema. As crianças mostraram grande interesse e participação, refletindo a importância de se iniciar a conscientização ambiental desde cedo.

A professora Elcha Britto ressaltou a importância de projetos como esse, que promovem a integração entre a academia e a comunidade, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. “É fundamental que as crianças entendam que cada ação conta e que a reciclagem é uma responsabilidade de todos. O futuro do nosso planeta depende das escolhas que fazemos hoje”, destacou a professora.

O Projeto de Extensão “Meio Ambiente” da FAME continua a planejar novas ações para envolver diferentes setores da comunidade, reforçando seu compromisso com a educação e a sustentabilidade.