FAME promove educação em saúde durante aniversário de Vasconcelos

27/04/2022

No último domingo (24/04), os acadêmicos de Medicina da FAME realizaram diversas ações de educação em saúde durante a comemoração do 30º Aniversário de Emancipação Política do Município de Alfredo Vasconcelos.O evento, promovido pela prefeitura municipal de Alfredo Vasconcelos, foi coordenado e organizado institucionalmente pelos professores Pedro Ivo Campos, PriscyllaKnopp e Flaviany Faria.

Para a professora Flaviany Faria, a atuação dos acadêmicos junto à comunidade de Alfredo Vasconcelos apenas chancelou as práticas pedagógicas inovadoras e exitosas praticadas diariamente na instituição: “Foi com muita alegria e satisfação que observamos os nossos acadêmicos adotando linguagens acessíveis para interagirem com a população durante a realização de ações de promoção e educação em saúde. Isso demonstra que os nossos alunos se apropriam de um repertório acadêmico com elevada robustez científica, mas que, ao mesmo tempo, são preparados para traduzir esse repertório para diferentes realidades. Dessa forma, nossos acadêmicos comunicam e promovem saúde para todos os públicos da sociedade: transformam realidades, ressignificam práticas pedagógicas e trocam saberes com as comunidades. Esse é o itinerário pedagógico em que a FAME acredita e que foi evidenciado durante as atividades realizadas em Alfredo Vasconcelos”.

Maurício Becho, acadêmico do 4º período, relatou que participar da ação de Extensão foi uma oportunidade de aprendizado ímpar por proporcionar a discussão temas relevantes da Medicina junto à comunidade local. O acadêmico ainda considera que as atividades extensionistas de educação em saúde são imprescindíveis para a conscientização da população sobre a importância do autocuidado. A acadêmica do 1º período, Mariana Carvalho, também considerou sua participação no evento fundamental para os desafios profissionais da carreira médica. “A atividade de extensão em Alfredo Vasconcelos foi muito interessante para ampliar nossos conhecimentos e também para instruir o público-alvo sobre temas importantes da Saúde. Nesse sentido, o contato com a população foi muito enriquecedor e proporcionou uma experiência significativa para o meu futuro”, disse.

A FAME agradece à prefeitura Municipal de Alfredo Vasconcelos e especialmente aos Secretários Municipais Leonardo Araújo e Luciano Chartone que ofereceram toda a estrutura necessária para a participação dos nossos acadêmicos no evento.