FAME REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DO ‘OSCE’

16/06/2019

O OSCE (Objective, Estructured Clinical Examination) ou ECOE (Exame Clínico, Objetivo e Estruturado) tem se tornado uma metodologia muito significativa no processo ensino-aprendizagem. O modelo OSCE contribui para que as escolas médicas avaliem a formação de seus acadêmicos, possibilitando que estes através de simulações práticas baseadas em situações reais, adquiram pressupostos práticos fundamentais para o futuro exercício profissional. A história clínica, a realização de exames físicos, a interpretação dos fatos no raciocínio clínico e a interação médico-paciente formam um conjunto de habilidades clínicas, que são oportunizadas pelo OSCE.
São muitos os métodos de avaliação e não é fácil esse processo. Representa um desafio, uma atitude inovadora por parte dos educadores médicos. Avaliações bem estruturadas subsidiam intervenções voltadas para o crescimento pessoal e profissional do discente.
O OSCE é um modelo de avaliação reconhecido hoje internacionalmente por sua eficácia e fidedignidade. Para tal avaliação, os examinadores buscam nas várias estações/cenários, habilidades clínicas nos estudantes. Em cada estação são desempenhadas tarefas clínicas diferentes. Esse modelo de avaliação contempla várias etapas: elaboração de casos simulados, padronização de pacientes, montagem do cenário, filmagem e/ou gravação da simulação e processo de avaliação.
Neste ano, o OSCE, foi realizado pela primeira vez no Centro de Habilidades e Simulação Realística da FAME, local específico e com toda tecnologia necessária para treinamentos de habilidades e simulações. Na ocasião, contou com atores caracterizados e treinados para os casos.
No dia 13 de junho de 2019, os alunos do 9º período de curso foram submetidos ao OSCE, e tiveram habilidades e conhecimentos avaliados nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Cuidados Paliativos, Atendimento de Urgência/CTI e Urgências Cardiológicas. Coordenado pelas Professoras Sônia Torres e Suzana Pires do Rio, esta edição do OSCE também contou com a participação voluntária de professores, funcionários e alunos da Instituição, contribuindo, assim, efetiva e significativamente para o desenvolvimento de todo o processo.
A FAME agradece a todos os participantes!