FAME realiza Treinamento de Habilidades em Comunicação

29/11/2021

FAME realiza Treinamento de Habilidades em Comunicação
Treinamento de Habilidades em Comunicação

Na prática clínica diária os médicos constantemente se veem na difícil situação de ter que comunicar uma notícia ruim aos pacientes e familiares. Para orientar nesse processo, a Faculdade de Medicina de Barbacena vem realizando com os acadêmicos desde os primeiros períodos do curso um Treinamento de Habilidades em Comunicação, preparando o estudante de medicina para enfrentar situações de morte e sofrimento na vida profissional.

O Treinamento ocorre no Centro de Habilidades e Simulação realística da FAME, onde os alunos são divididos em pequenos grupos, acompanhados por um médico professor da instituição. Nos consultórios simulados, com a presença de ‘atores’ como pacientes, eles vivenciam diversas realidades e situações que ocorrem no dia a dia de ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospitais.

Os alunos também passam por Workshops, num trabalho em parceria com as disciplinas em Psicologia Médica e Medicina da Família, onde adquirem conhecimentos facilitadores da relação médico-paciente.