Grupo E do 6° Período Realiza Projeto de Extensão sobre Autoconhecimento na EFAFEM

26/08/2024

Na última semana, o Grupo E, composto por estudantes do 6° período, conduziu um projeto de extensão inovador na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EFAFEM). O projeto foi direcionado às três turmas do primeiro ano do Ensino Médio, envolvendo cerca de 90 adolescentes de 15 anos em atividades dinâmicas focadas no tema Autoconhecimento.

O objetivo central do projeto era promover uma jornada de reflexão pessoal entre os jovens, estimulando-os a explorar suas marcas individuais, identidades pessoais, gostos, preferências, sonhos, planos, atitudes e personalidades. Compreender a si mesmo é um passo fundamental no desenvolvimento dos adolescentes, e o Grupo E empenhou-se em criar um ambiente acolhedor e interativo para que cada aluno pudesse mergulhar nessa descoberta.

As atividades propostas incluíram dinâmicas em grupo, discussões abertas e exercícios individuais que incentivavam os alunos a pensar sobre quem são, o que valorizam e como se veem no mundo. Uma das dinâmicas mais impactantes foi a “Árvore dos Sonhos”, onde cada estudante expressou seus objetivos e aspirações em um mural coletivo, compartilhando seus planos futuros com os colegas.

Outra dinâmica de destaque foi a “Linha do Tempo Pessoal”, onde os alunos foram convidados a mapear momentos significativos de suas vidas até o presente, refletindo sobre como esses acontecimentos moldaram suas identidades. Este exercício promoveu uma profunda introspecção, ajudando os adolescentes a reconhecerem a importância de suas experiências na construção de quem são hoje.

O projeto não só proporcionou momentos de autoconhecimento, mas também fortaleceu a conexão entre os alunos, criando um espaço de troca e apoio mútuo. Segundo relatos dos participantes, as atividades despertaram novas percepções sobre si mesmos e os incentivaram a valorizar suas singularidades.

A iniciativa do Grupo E reflete a importância de projetos de extensão que vão além do currículo tradicional, trazendo temas essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes. Ao focar no autoconhecimento, o grupo contribuiu significativamente para o crescimento pessoal dos jovens da EFAFEM, preparando-os para os desafios futuros com maior segurança e compreensão de suas próprias potencialidades.

O sucesso do projeto ressalta o compromisso do Grupo E em aplicar os conhecimentos adquiridos no curso em atividades práticas e impactantes, reafirmando a relevância de iniciativas educacionais que dialoguem diretamente com as necessidades emocionais e sociais dos alunos.