“III ENCONTRO DE ESCRITORES E DE EDUCADORES DE BARBACENA E REGIÃO”, PROMOVIDO PELA FAME, DESTACA A VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA, CULTURA E ARTE

26/08/2024

O “Programa de Valorização da Memória, Cultura e Arte” da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), entre outros objetivos, visa promover momentos culturais de aproximação da Instituição de Ensino com a comunidade externa: escritores, músicos, artistas locais e também educadores. Visa, ainda, promover ações de incentivo e valorização das artes visuais, literárias e musicais, além de ampliar as edições do Jornal da FAME – “Travessia” (que explora uma diversidade de temas e imagens, apresentando riquezas literárias e artísticas da comunidade acadêmica e de autores de Barbacena e região).

Considerando esses princípios, a Faculdade de Medicina de Barbacena, em parceria com o Centro de Memória Belisário Penna, a Academia Barbacenense de Letras – ABL e a Fundação Porphyria e José Máximo de Magalhães, promoveu na última sexta-feira, 23 de agosto, a 3ª edição do “Encontro de Escritores e de Educadores de Barbacena e Região” contando com momentos de muito enriquecimento artístico-cultural que encantaram a todos os participantes presentes no evento.

A tarde iniciou com a exposição e comercialização das obras de escritores barbacenenses e de outros munícipios, exposição de artes visuais e literárias de convidados da cidade e, ainda, de acadêmicos e profissionais da FAME. Momento este aberto à visitação para apreciação da sociedade, o qual contou com João Victor Chaves Martins Jorge, aluno da Escola Sesi de Barbacena, compartilhando com o público a beleza de seus desenhos: Anime e Mangá, demonstrando suas habilidades nos traços e combinação de cores.  Ainda no campo desse tipo de arte, Pedro França (acadêmico da FAME) apresentou seu talento através dos desenhos expressos como lindos rostos que evidenciaram a sensibilidade do artista. E como arte é pluralidade, o espaço trouxe emoção e encantamento nas poesias dos escritores: Avani Fernandes, Artur Laizo, Cida Saraiva, Isabella Marques, Mário Márcio Quadros e Sheila Machado. Num show de cores e de imagens, realçando subjetividade e gostos, Luigi Chaves (acadêmico da FAME), Marco Aurélio Bernardes de Carvalho (Diretor) e Mara Marugeiro (Coorientadora do Projeto Sexta Cultural) expuseram belas fotografias.

Contemplando outras atividades, o encontro prosseguiu com a palestra do Presidente da ABL e escritor, Rodrigo Tostes Geoffroy, despertando na plateia o desejo de ampliar os conhecimentos sobre “O processo criativo de produção de uma obra literária”, a partir de suas precisas abordagens sobre o assunto.

A próxima atração ficou com as acadêmicas Laura Hellen Magalhães e Isabella Marques expondo os temas abordados no “Travessia” e lançando um convite à comunidade acadêmica e externa para contribuírem com suas artes e talentos que possam compor as próximas edições do Jornal.

A pausa para o Café Cultural promoveu muita interatividade entre os participantes, que ainda puderam apreciar a exposição das artes.

Avançando na programação do evento, as duas últimas atrações do dia ficaram com os talentosos e carismáticos convidados Carlos Herculano de Oliveira Lopes (Jornalista e escritor), discorrendo sobre sua trajetória “Dos primeiros passos rumo à publicação literária aos dias atuais”, compartilhando suas vivências e experiências no campo da Literatura, e Fabrício Conde (Músico e escritor), com a apresentação: “Causos, Histórias e um Pouco Mais…”, o que promoveu a interação com os espectadores com muita alegria e descontração.

Encerrando o evento, vários livros concedidos pelos escritores foram sorteados para os participantes, o que alegrou ainda mais a todos, concluindo com sucesso a programação deste encontro.

E ASSIM, NO ENCONTRO DE ESCRITORES E DE EDUCADORES A ARTE SE FEZ PRESENTE…

Através dos olhos de quem aprecia e se encanta com a beleza e diversidade das coisas, expressando sua visão e perspectiva de forma criativa e subjetiva e as registrando pela luz e foco de uma câmera.

Na delicadeza dos dedos ao deslizar o lápis no papel transformando sentimentos, emoções em traços e contornos que encantam.

Na sensibilidade e sintonia das palavras que expressam pensamentos, sentimentos, emoções e registram a imaginação do escritor.

Na leveza das mãos que harmonizam os instrumentos que tocam os corações, na melodia das palavras que embalam as canções.