29/04/2019
A disciplina de introdução à prática médica é de extrema importância para o estudo da medicina, pois aborda as principiais semiotécnicas que o estudante precisa saber para sua vivência profissional.
Dentre as semiotécnicas que trabalhamos com o estudante, a primeira e sem dúvida a mais importante, é a higienização das mãos, e está dentro do conteúdo de infecção hospitalar. Historicamente comprovada, a higienização das mãos caracteriza-se como importante na prevenção das infecções, sendo considerada a medida primordial contra a propagação dos microorganismos no âmbito hospitalar.
A função da higienização das mãos é promover a segurança do paciente e a propagação de um ambiente terapêutico seguro, para isto evidencia-se a necessidade de profissionais empenhados no processo saúde-doença e na promoção de estratégias de controle das infecções hospitalares.
A prática da higienização das mãos, tem sido pouco valorizada, tornando-se urgente uma maior sensibilização dos profissionais de saúde no sentido de que, lavar corretamente as mãos, na sua rotina laborativa, deixa de ser mero hábito para se tornar um meio eficaz de redução da infecção hospitalar.
O médico sendo peça fundamental na assistência, deve rever suas ações na higienização das mãos, nas diferentes interfaces do atendimento aos pacientes, sendo estratégias chaves na diminuição dos índices de infecção hospitalar e na adoção de práticas corretas, valorizando a segurança e a qualidade da assistência.