Infectologista e professor da FAME relembra importância da vacinação no Dia Mundial de Combate à Meningite

25/04/2023

Ontem, dia 24 de abril, foi o Dia Mundial de Combate à Meningite e a Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) convidou o infectologista e professor Hebert Fernandes para conscientizar a população sobre os perigos e cuidados em relação à doença.
.
O médico, ao explicar a meningite, já destaca que se trata de uma enfermidade grave. “É uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro. As principais causas são virais, mas as que mais preocupam a saúde pública são as bacterianas. São três as principais bactérias: meningococo, pneumococo e Haemophilus”, destaca Hebert. “É uma doença devastadora. Tem casos que, em menos de 24 horas, a doença pode ser fatal”, completa.
.
Apesar da gravidade e da seriedade com a qual deve ser tratada, o profissional frisa que há tratamento para a meningite: “A boa notícia é que, se reconhecida rapidamente e o antibiótico for iniciado em tempo oportuno, a chance de evolução positiva é muito grande”.
.
Além do tratamento, existe a prevenção. Hebert faz questão de relembrar a importância da vacinação no combate à doença. “O mais importante de tudo é que existe a vacina para combater a meningite, principalmente as formas mais graves. Tivemos, recentemente, a campanha contra a meningo C. Não deixem de se vacinar.”, finaliza.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?