Laboratório de Análises Clínicas da FAME recebe por mais um ano o certificado de desempenho “EXCELENTE” nos serviços prestados

25/01/2021

O certificado é emitido pelo PNCQ referente ao ano de 2020

.

O Laboratório de Análises Clínicas da Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada – Lab FAME recebeu a certificação de desempenho EXCELENTE por mais um ano consecutivo, emitida pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, trata-se da avaliação anual referente a 2020. Essa certificação atesta a qualidade, credibilidade e excelência nos processos realizados pelo laboratório em prol de uma assistência segura e resolutiva.

Em setembro de 2019, a Faculdade de Medicina de Barbacena inaugurou o posto de coleta moderno com amplo espaço, climatizado, sala de espera e ainda revitalizada recepção e área técnica do laboratório, trabalhando em prol da saúde do município e região. O Lab FAME realiza atendimentos há mais de 10 anos.

A farmacêutica responsável pelo laboratório, Eunice de Almeida Souza, conta a importância do laboratório para a sociedade e a comunidade acadêmica. “O Lab FAME é idealizado para desenvolver atividades de extensão articuladas com as atividades de ensino e pesquisa, bem como, na integração dos cursos de Medicina, Farmácia e com a comunidade. Desta forma, atendendo uma das diretrizes estabelecidas pela Universidade como essenciais à construção do conhecimento e à qualidade dos serviços prestados”, diz.

Antes da pandemia da Covid-19, eram prestados, em média, 2 mil atendimentos por mês. Atualmente, seguindo o plano de contingência são atendidos, aproximadamente, 1.500 pacientes com atendimentos 100% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O aluno do 10° período do curso de Farmácia da UNIPAC Barbacena, Hugo Dias, relata como é fundamental a existência do laboratório em sua vida: “Vivenciar experiências relacionadas ao cotidiano do farmacêutico na área laboratorial e aprimorar o conhecimento adquirido ao longo do curso é uma contribuição que o LAB FAME proporcionou a mim”, contou.

De acordo com a Presidente CBio-FAME e Subcoordenadora de Curso FAME/FUNJOBE, a Profª. Drª. Dulcilene Mayrink de Oliveira, o esforço principal foi evitar que pessoas com sintomas da doença circulassem nos espaços físicos da Instituição e para isso, o monitoramento de sinais e sintomas da Covid-19 foi realizado diariamente. “Os casos suspeitos identificados, ou seja, pessoas com sinais e/ou sintomas sugestivos da doença, foram encaminhados ao LAB/FAME para a realização de teste diagnóstico da Covid-19. Em 2020, o LAB/FAME desempenhou um papel central no monitoramento e na contenção de surtos implementados pela CBio-FAME, realizando 348 testes em estudantes, professores e funcionários da instituição, dos quais 167 foram testes sorológicos e 181 RT-PCR, teste este considerado padrão-ouro para o diagnóstico da Covid-19”, disse a presidente.

O Lab FAME atua como laboratório didático na interpretação de laudos, solicitação de exames, diagnóstico e direcionamento de tratamento dos pacientes. Além disso, oferece estágios supervisionados e suporte para pesquisas e Trabalho de Conclusão de Curso. Ele fica inserido no Centro Acadêmico Multiprofissional Dr. Agostinho Paolucci (CAM FAME).

Para o professor e superintendente da Funjob, Flavio Maluf, “o certificado representa o reconhecimento do trabalho que é realizado pela Faculdade de Medicina através do Lab FAME e isto é um incentivo para que a Instituição dê continuidade às estas atividades e sempre oferecendo o melhor atendimento possível”, finalizou.