Libras na formação médica: Acadêmicos da FAME aprendem Língua Brasileira de Sinais

01/06/2022

Visando uma formação médica de ampla abrangência, a Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME oferece disciplinas optativas para que os acadêmicos se inteirem de estudos e discussões que vão além da grade curricular comum, com o objetivo de complementar, aprofundar e atualizar conhecimentos ministrados durante o curso.

Entre as matérias optativas ofertadas pela FAME, está o curso de Libras, disciplina disponível semestralmente, com 35 vagas ofertadas, carga horária de 30 horas e ministrada pela professora Priscila Pereira Gava.

Libras e medicina

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma língua própria, destinada à comunicação da população surda, a fim de proporcionar uma melhor interação com a sociedade, ao passo que promove a inclusão social e concretiza o princípio da dignidade da pessoa humana

Nesse contexto, torna-se crucial difundir conhecimentos sobre libras entre acadêmicos do curso de medicina, para contribuir na formação de profissionais habilitados a compreender a Língua Brasileira de Sinais, tornando-os capazes a auxiliar as necessidades dos pacientes que a utilizam como sua primeira língua.

Para a aluna da FAME, Amanda Chereze, com o conhecimento da cultura surda aprendida na disciplina de Libras é possível oferecer ao paciente um tratamento adequado e melhor prognóstico para os pacientes com deficiência auditiva.

“Com a libras pude observar e conhecer a comunidade/cultura surda, a qual não havia nenhum conhecimento antes. Hoje abri uma porta, entendendo que na medicina meu sucesso como profissional depende da inclusão daqueles que merecem”, relata Franciane Lemos, aluna da disciplina de Libras da FAME.

A aluna Marina Goldinho também conta como a disciplina lhe serviu como grande aprendizado. “Desde quando comecei a entender a realidade de quem não ouve, pude ter a visão empática relacionada a medicina, paciente e todas as suas necessidades sociais”, enfatiza Marina.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?