Março Azul: Projeto Medical Journey aborda câncer colorretal

25/03/2022

Março foi escolhido para ser o mês de conscientização ao câncer colorretal. A campanha “Março Azul-Marinho”, criada pela SBCP (Sociedade Brasileira de Coloproctologia) e pela SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), busca alertar a população sobre a doença.

Sendo mais comum em homens e mulheres com mais de 45 anos ou em pessoas que tenham casos na família, a doença é o segundo tipo de câncer que mais mata no País, onde 85% dos casos são diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor. Por isso, o maior objetivo da campanha é falar sobre diagnóstico e tratamento precoce.

Medical Journey

Diante da importância da campanha, a próxima edição do “Projeto Medical Journey: o caminho das conquistas”, que será realizado na próxima segunda, dia 28 de março, terá como tema o câncer colorretal. O evento contará com a apresentação do egresso da FAME, Dr. Gustavo Souza Contijo Garcia.

Gustavo Souza é formado em residência médica em Clínica Médica no HGVJA da Rede FHEMIG – 2012/2014, residência médica em Cancerologia Clínica no Instituto Mário Penna (Hospital Luxemburgo e Hospital Mário Penna), preceptor da residência de Clínica Médica no Hospital das Clínicas da UFMG, diretor técnico do Grupo Oncovertentes, oncologista clínico assistente do Hospital Ibiapaba – Barbacena/MG, professor do departamento de Clínica Médica na Universidade Federal de São João Del Rei e professor do departamento de oncologia da Faculdade de Medicina Barbacena.

Também participarão dessa edição do Projeto, a professora Drª. Roseli Tavares, o Dr. Elge Werneck Araújo Júnior e as acadêmicas Letícia Rita de Cássia e Josiane Nepomuceno Veloso.