17/03/2023
O mês de março é considerado o mês de conscientização sobre doenças que podem acometer os rins. Para manter a saúde deste órgão e estar sempre em prevenção contra os problemas renais, é importante se manter informado e cultivar hábitos saudáveis. As doenças vão desde as menos agressivas até as mais graves, com chances de mortalidade.
A nefrologista e professora da FAME, Ana Luiza Vieira, explica que “tumores renais malignos podem acometer pacientes de qualquer sexo e faixa etária, mas são mais comuns entre homens, de 50 a 70 anos, hipertensos e obesos”.
Ana Luiza prossegue com orientações sobre a doença. “Tanto os tumores renais quanto a doença renal crônica, em que há perda progressiva da função renal, são doenças silenciosasnos seus estágios iniciais. Isso significa que o paciente não sentirá nenhum incômodo, dor ou alteração até que a doença já esteja em fases mais avançadas”, explica a especialista. “Se você notou a presença sangue na urina, dor abdominal e dor lombar, é hora de procurar um nefrologista, fazer exames e conhecer a saúde dos seus rins. Fique atento!”, conscientiza.
No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, o número de pessoas com doença renal crônica avançada é crescente e a mortalidade relacionada à essa doença continua a aumentar anualmente, podendo se tornar a quinta causa de morte no mundo até 2040.
A melhor maneira de avaliar a saúde dos seus rins é se consultar com um médico nefrologista. Exames simples e de baixo custo, como a dosagem da creatinina no sangue e a realização de exame de ultrassom, poderão dizer muito sobre a saúde dos seus rins.