Medicina sem Estresse: FAME oferece aulas de Yoga aos alunos e funcionários

12/11/2021

Professora de Yoga da FAME,Lívia Meneghin

Uma filosofia milenar aliada a um estilo de vida. Quando praticada regulamente, o Yoga traz inúmeros benefícios físicos, como o aumento da força e da flexibilidade, e redução de dores no corpo e na coluna. E traz também benefícios mentais, reduzindo a ansiedade, o estresse, e promove sensação de bem-estar, o que auxilia no combate à depressão.

Diversos estudos e artigos científicos já publicados relacionam diretamente acadêmicos de medicina a um elevado índice de sintomas depressivos, quando comparados à população geral. Este índice se torna ainda maior em estudantes que residem distantes de seu núcleo familiar.

Poucas graduações geram tanto estresse como a de medicina. Privações de sono, momentos de lazer e atividades físicas reduzidos, aliadas a um extenso conteúdo programático nos currículos das escolas médicas podem alterar a saúde mental do acadêmico.

Foi pensando nisso que a FAME, desde 2018, oferece gratuitamente aulas de Yoga a todos os seus alunos e funcionários. A atividade é parte da Rede de Apoio aos Estudantes (NAP), que atua também em várias outras frentes como atendimento psicológico e programas de tutoria, sempre no sentido de fornecer ao aluno um suporte emocional completo no alívio das dificuldades e obstáculos ao longo do curso.

Conduzida pela Professora Livia Menighin, profissional experiente com formação em filosofia e práticas meditativas, as aulas de Yoga na FAME vem acontecendo de forma virtual, em razão da pandemia. Segundo a professora, a prática tem ajudado muitos alunos nos últimos anos. “O Yoga além de proporcionar condicionamento físico e auxiliar na estética corporal, traz benefícios de natureza emocional e espiritual. Sua prática melhora, significativamente, a disposição, o bem-estar, o humor e a concentração do praticante. São benefícios à saúde comprovados cientificamente”.