Novembro Azul: FAME apoia campanha de combate ao câncer de próstata

11/11/2021

Funcionários da FAME utilizam máscaras azuis em conscientização ao Novembro Azul

O câncer de próstata, tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representa cerca de 29% dos diagnósticos da doença no país. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos no Brasil, por causa da doença. O INCA também aponta que 65.840 novos casos de câncer de próstata surgirão a cada ano, entre 2020 e 2022.

A campanha Novembro Azul chega justamente para ampliar a conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina. Todos os anos, oficialmente, 21 países preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.

A cada ano, o movimento de conscientização ganha mais adeptos. Em prol da campanha Novembro Azul, a Faculdade de Medicina de Barbacena distribuiu 300 máscaras azuis aos seus funcionários, além de realizar ações internas de prevenção.