Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (NUPPE) da FAME publica novo Manual de Extensão

20/08/2021

Ação é parte do processo de inserção das atividades extensionistas nos currículos de graduação

Acesse Aqui o Manual!

O Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE 2014-2024) é um importante instrumento de planejamento que orienta a execução e o aprimoramento de políticas para a Educação Brasileira. No PNE 2014-2024 são definidas diversas diretrizes que devem ser atingidas, através de Metas e Estratégias, para a melhoria da qualidade da educação. A Estratégia 12.7 assegura que dez por cento do total de créditos curriculares dos cursos de graduação sejam destinados a atividades de Extensão Universitária. Esse processo de inserção das atividades extensionistas nos currículos de graduação é chamado de “Curricularização da Extensão”.

Nesse sentido, a Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME, vislumbrando as potencialidades de articulação da Política Nacional de Extensão Universitária com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina, criou uma equipe institucional constituída por técnicos e docentes para sistematizar o nosso processo de Curricularização. O Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – NUPPE apresenta o primeiro Manual de Extensão da FAME como estratégia inicial para a sistematização da nossa Curricularização. Nesse Manual são apresentadas as Políticas, Diretrizes e os Formulários Institucionais que fundamentam a Extensão Universitária na FAME. Ao longo do texto são apresentadas as Áreas e Linhas de Extensão que se articulam com os pilares da formação médica.

Convidamos toda a comunidade docente, discente e técnica da FAME para participar coletivamente desse importante momento que inaugura uma Educação Médica moderna, interdisciplinar, ética e humanista em nossa Instituição.

Prof. Mauro Eduardo Jurno

Coordenador do NUPPE/FAME