Nutricionista e professora da FAME, Lívia Botelho, comenta sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo

29/08/2023

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986 pela Lei nº 7488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva e a nutricionista e professora da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), Lívia Botelho, comenta sobre o tema.

A professora começa apontando que o benefício de não fumar corresponde à redução em um ano do risco de morte por infarto. No Brasil, mais de 160 mil pessoas morrem por ano por causas atribuídas ao cigarro. Já no mundo, o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano, comenta a nutricionista.

“Já é comprovado que parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que você já esteja com alguma doença causada pelo cigarro. Quanto mais cedo você parar de fumar, menor o risco de adoecer”, destaca Lívia.

“Evitando fumar, em apenas 20 minutos a pressão sanguínea e a pulsação sanguínea voltam ao normal. Em duas horas, não há mais nicotina circulando no sangue. Entre 12 e 24h os pulmões já funcionam melhor e após dois dias, o olfato já percebe com mais claridade os cheiros e o paladar já degusta melhor o alimento. Após três semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação também melhora”, pontua.

Lívia ainda reforça que as pessoas não deixem de procurar ajuda. Além disso, ressalta que o tabagismo é uma doença caracterizada pela dependência da nicotina, e para isso é necessário ajuda e tratamento.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?