Outubro Rosa Ilumina a FAME: “Cuidado Compartilhado que Transforma”.

23/10/2025

O mês de outubro se veste de rosa, e na Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), essa cor vibrante ganha um significado ainda mais profundo: o de prevenção, informação e vida. Em um esforço contínuo para transformar a saúde da comunidade, o Núcleo de Extensão da FAME intensifica suas ações através do projeto inovador “Pra não dizer que não falei das cores”.

Este projeto, que associa as campanhas de saúde mensais às suas respectivas cores – como o Outubro Rosa para a prevenção ao câncer de mama –, é um pilar na missão da FAME de levar o conhecimento acadêmico para a sociedade, refletindo o “Cuidado compartilhado que transforma”, tema central das iniciativas de extensão.

O alcance do projeto, no entanto, vai muito além das ações pontuais. O “Pra não dizer que não falei das cores” também está inserido de forma contínua em importantes pontos de saúde da cidade, como o Hospital Policlínica de Barbacena e a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, levando informações vitais diretamente aos pacientes em sala de espera, reforçando a conscientização sobre a prevenção.

Nesta quarta-feira, 22 de outubro, esse compromisso se materializou em um encontro de grande importância: a FAME abriu as portas do seu Anfiteatro para acolher um grupo especial. Em parceria com diversos locais da comunidade barbacenense, as trabalhadoras do Serviço de Saneamento e Esgoto (SAS) vieram até a faculdade para um diálogo essencial. As professoras Lorena Fialho e Flaviany Faria, docentes da FAME, foram as anfitriãs do evento.

A Força da Prevenção e do Auto-Cuidado

O objetivo central do evento foi abordar a importância inegociável da prevenção ao câncer de mama, reforçando a necessidade da atenção especial e contínua à saúde da mulher. Longe de ser apenas uma palestra, o encontro foi um momento de troca e conscientização sobre o valor do autocuidado, do conhecimento do próprio corpo e da realização dos exames preventivos, como o autoexame e a mamografia.

Em um ambiente acadêmico de acolhimento e aprendizado, as professoras destacaram que a prevenção é o principal instrumento de transformação no combate à doença. Identificar a condição em estágios iniciais não apenas aumenta drasticamente as chances de cura, mas também permite tratamentos menos invasivos e mais eficazes.

Ao trazer o público para dentro da instituição, o projeto “Pra não dizer que não falei das cores” demonstra o poder do engajamento comunitário e da responsabilidade social da FAME na promoção da saúde. É a Medicina atuando de forma proativa, garantindo que a informação vital chegue a quem mais precisa.

O encontro no Anfiteatro da FAME foi mais um passo firme na jornada de cuidado compartilhado, reforçando que juntos – academia e comunidade – a luta contra o câncer de mama pode ser vencida pela prevenção.

Profa. Lorena Fialho

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?