Outubro Rosa: mês de conscientização sobre o Câncer de Mama

07/10/2022

O “Outubro Rosa” é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A campanha tem como intenção alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce desse tipo de câncer, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo câncer mais frequente entre as mulheres, correspondendo a cerca de 25% dos novos casos de câncer a cada ano. Ele é um tumor maligno causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor.

Dr. Marco Aurélio Bernardes

O médico ginecologista e obstetra e Diretor da FAME, Dr. Marco Aurélio Bernardes, chama atenção para as formas de evitar o desenvolvimento do câncer de mama.  “Hoje nós temos várias formas de tentar evitar, principalmente a mortalidade, ou seja, o diagnóstico precoce dessa doença. Nós temos vários meios disponíveis, inclusive em toda saúde pública, como o acesso aos médicos mastologistas, aos exames ginecológicos e, principalmente, a mamografia. O auto exame já é um passo para a pessoa desconfiar de algum nódulo ou alguma forma de fazer essa diagnóstico precoce”.

Dr. Marco Aurélio ainda alerta sobre outras doenças que podem acometer as mulheres. “Paralelamente a prevenção do câncer de mama, eu gostaria de lembrar de algumas doenças que podem surgir nas mulheres precocemente, como por exemplo o câncer de colo de útero, mais tardiamente o câncer de ovário e o câncer de endométrio que é o câncer de útero. Além disso, hoje a mulheres, estando muito mais ativa em sua vida e exposta ao estresse, também precisam se prevenir das doenças cardiovasculares. E, para finalizar, também gostaria de lembrar às gestantes da importância da assistência pré-natal desde o início da gestação”, conclui.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?