Política de Apoio ao Estudante
–
O apoio ao discente da FAME se efetiva nas esferas pedagógica, psicológica e administrativa.
O apoio pedagógico é contínuo, pois ocorre desde a inserção do aluno na FAME até a sua conclusão de curso, estando presente nas atividades curriculares, nas extracurriculares e nas diversas orientações para a vida acadêmica e formação profissional.
O apoio pedagógico se concretiza através das ações propostas para o trabalho curricular e extracurricular, inclusive no desenvolvimento das aulas das disciplinas constantes da matriz do curso, visando a busca permanente da qualidade do ensino-aprendizagem na FAME, a motivação de seus alunos ao estudo, à iniciação científica, à extensão universitária e à aprendizagem resolutiva. Este apoio faz parte da sistemática de atenção ao discente na medida em que os professores, a supervisão pedagógicas, a assessoria acadêmica, a coordenação do Programa de Tutoria e a coordenação de curso, assim como a diretoria, se apresentam como “ouvidoria” aos discentes, num processo constante de orientações acadêmico-pedagógicas e acompanhamento escolar. É disponibilizado também nas situações em que se torna necessário o desenvolvimento de habilidades voltadas para a criatividade e a tolerância no relacionamento interpessoal, envolvendo atitudes éticas e tecnicamente adequadas à vida acadêmica e à futura inserção profissional.
Destaca-se nesta “Política de Apoio ao Estudante” a atuação da Rede de Apoio ao Estudante – RAE, composta pelo Núcleo de Apoio Psicológico – NAP, Programa de Tutoria da FAME, pelo Mentoring Junior, Grupo Focal e Programa de Monitorias, que estão em contato direto com os alunos acompanhando o desenvolvimento acadêmico dos mesmos.
O apoio psicológico pode ser solicitado espontaneamente pelo próprio aluno que perceba essa necessidade. Tão logo os alunos se inserem no curso, as Psicólogas iniciam o trabalho de acolhimento, orientações para o acompanhamento no decorrer do curso, principalmente das situações que se fizerem mais imperiosas. Este apoio está presente também no “Grupo Focal” que tem como objetivo fomentar a qualidade de vida e a saúde mental, por meio de dinâmicas e vivências que reverberam no aumento do desempenho acadêmico.
Sobre o apoio administrativo, a FAME disponibiliza o Controle Acadêmico Online, que atende às demandas referentes à vida acadêmica do discente desde seu ingresso até o término do curso. Há a existência de política de distribuição de bolsas de estudos nas modalidades Programa Universidade para Todos – PROUNI, bolsas do Programa de Iniciação à Docência – PID e do Programa de Iniciação Científica – PIC; incentivo ao discente, inclusive com liberação de recursos para a participação em eventos externos e estímulos à participação em eventos regulares internos como: Congresso das Ligas Acadêmicas, Jornadas Acadêmicas e outros.
Núcleo de Apoio Psicológico – NAP
O Núcleo de Apoio Psicológico da FAME – NAP, fundado em 2011, oportuniza orientações éticas para a manutenção ou recuperação da saúde psíquica dos discentes, realizando a “escuta” psicológica individual, reorganizando a subjetividade, estruturando a identidade profissional, simbolizando angústias durante a formação do aluno, através da “palavra”. As ações propostas pelo NAP incluem: participar, semestralmente, do acolhimento ao calouro; atuar como facilitador no processo de adaptação e integração; oferecer atendimento psicológico individual aos discentes advindos da procura espontânea ou encaminhada pelo Programa de Tutoria; proporcionar orientações da consciência de saúde psíquica; desenvolver a articulação da situação emocional, visando identificação e resolução de bloqueios.
Programa de Tutoria
O Programa de Tutoria da FAME é uma ferramenta de apoio à aprendizagem, que tem como principal objetivo a melhoria do rendimento acadêmico dos estudantes. Disponibiliza como atividades:
-
-
Encontros semanais com os professores-tutores: discussão de temas de interesse na formação médica, científica e humana. São abordados assuntos ligados a técnicas de estudo, casos clínicos, temas trazidos pelos alunos, relação médico-paciente, opções profissionais, entre outros.
-
Estudo orientado semanal com os monitores das disciplinas do ciclo básico (1º ao 5º período): o objetivo dos encontros é oferecer um acompanhamento individualizado, buscando aprofundar o conteúdo visto em sala de aula e tirar dúvidas.
-
Orientações sobre técnicas de estudo, planejamento e elaboração do quadro de horários de estudos semestral.
-
Acompanhamento Psicopedagógico pelos profissionais da Rede de Apoio ao Estudante – DAE e do Núcleo de Apoio Psicológico da FAME.
-
Participação dos alunos
O Programa de Tutoria é recomendado para:
- Alunos indicados pelos professores;
- Alunos indicados pela Coordenação da Rede de Apoio ao Estudante;
- Alunos que estão cursando disciplina(s) pela 2ª vez;
- Alunos voluntários que tenham interesse em participar das atividades oferecidas.
Adesão
Os alunos inscritos no Programa de Tutoria, que apresentarem frequência igual ou superior a 75% aos encontros semanais até o final do semestre, terão direito a 20h para cômputo nas horas das Atividades Complementares, que os alunos têm de cumprir.
O grupo de tutoria pode representar, portanto, um “laboratório” para aprendizagem de conceitos não aprendidos, de habilidades não desenvolvidas (ler, interpretar, analisar, construir novos conhecimentos, enfim, aprender a estudar de forma significativa). Promoverá a oportunidade para a autoavaliação, na qual o aluno pode analisar seu próprio progresso, seus pontos fortes e as áreas que requerem atenção.
Os professores que participam da tutoria são pertencentes a várias áreas temáticas do curso, propiciando assim o apoio necessário a especificidade de cada grupo de alunos.
–