Professor da Faculdade de Medicina de Coimbra ministra aula para alunos da FAME

12/04/2022

Na última quinta-feira,dia 07 de abril, os alunos do 2º período da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME participaram de uma aula ministrada pelo médico e Professor da Faculdade de Medicina de Coimbra (FMUC), em Portugal, Dr. Antônio Ferreira de Macedo.

Dr. Macedo é professor afiliado da FAME, e ministrou a aula dentro da disciplina de Psicologia Médica e Ética, a convite do Professor da FAME, Dr. Sebastião Vidigal e do acadêmico de medicina do 11º Período, Luiz André Maciel Marques.

Durante sua apresentação, o professor, que também está à frente do Instituto de Psicologia Médica da FMUC, falou sobre a importância da comunicação nos processos de compreensão da saúde e doença e para a adesão terapêutica.

A aula destacou a importância de um atendimento clínico baseado em empatia, que traz melhoria na saúde do paciente, com o profissional de saúde compreendendo o paciente como um ser biopsicossocial, onde fatores ambientais e sociais afetam diretamente o processo de adoecimento, tratamento e cura.