Professor da FAME, Dr. Marcelo De Castro fala sobre a importância do Dia Mundial do Doador de Sangue

14/06/2022

Nesta terça-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data celebrada anualmente com o objetivo de homenagear todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável por salvar milhares de vida.

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, o dia 14 de junho é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Importância da doação de sangue

Dr. Marcelo Dias de Castro

O sangue é um produto único é insubstituível. Entre suas as diversas funções, podemos destacar o transporte de nutrientes, gases e hormônios; recolhimento dos resíduos metabólicos; defesa e imunidade do organismo, entre outros. Diante de sua importância, é fundamental manter um estoque nos bancos de sangue para se atender a demanda recorrente, o que só pode ser conseguido com a doação regular.

Segundo o médico hematologista e professor da FAME, Dr. Marcelo De Castro, um único doador de sangue beneficia até quatro pessoas doentes, salvando vidas e melhorando a qualidade de vida deles. “A conscientização sobre a doação é muito importante, pois se 1 a 2 % da população for doador, não existiria mais problemas de estoque de sangue nos hospitais,” ressalta o professor.

Quem pode doar sangue?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos que estejam pesando mais de 50kg, estando bem alimentadas e descansadas. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto devem aguardar um tempo para doar. Além disso, o doador não pode ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?