Professor da FAME publica texto sobre a importância da boa conduta no trânsito

18/05/2023

O maio amarelo é um movimento internacional instaurado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. No Brasil é comemorada a 10ª Edição da campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

Seu objetivo principal é sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. O nome Maio Amarelo tem relação com as placas de sinalização de trânsito, que indicam atenção e precaução. O mês de maio se refere ao mês de assinatura da resolução da ONU em 2011.

Pensando em conscientizar mais pessoas sobre a importante data, o neurologista e professor Tarcísio Araújo Oliveira, da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), redigiu um texto que convida todos a uma reflexão extremamente necessária sobre o tema e que explana o quão importante é priorizar pela vida. Leia:

O tema de 2023 da campanha é: “No trânsito, escolha a vida”. A ação está voltada para a orientação de medidas de segurança no trânsito para todos os atores que participam dessa importante faceta da vida em sociedade, notadamente a vida urbana, que são os motoristas, ciclistas, motociclistas, pedestres e passageiros. O objetivo é reduzir o número de acidentes, as sequelas e as mortes advindas das lesões provocadas no trânsito.

Muitos encaram a medicina e a atuação do médico apenas no papel de curar as doenças. Mas é importante ressaltar que muitas das lesões e das doenças podem ser melhor curadas através da prevenção. Ou seja, evitar que elas ocorram. Os traumatismos, em geral, são notadamente melhor curados, se os acidentes que os provocam forem evitados. Pense bem: o que você acha melhor? Evitar se envolver em um acidente ou parar em um hospital com a perna quebrada para ser atendido? No mundo são mais de 50 milhões de pessoas mortas e feridas por ano.

No trânsito, escolher a vida significa adotar medidas que evitem que os acidentes ocorram, como por exemplo, respeitar as regras e leis do trânsito, não ultrapassar as velocidades permitidas, não ingerir bebidas alcoólicas e conduzir veículos automotores, usar os equipamentos de segurança necessários e indicados para cada atividade relacionada ao trânsito, ser cordial com todos os atores do trânsito, não utilizar o telefone celular enquanto dirige, pilota ou até mesmo trafega a pé pelas vias públicas, ter atenção plena a todo o ambiente que envolve o trânsito, manter os veículos em perfeito estado de conservação, sempre respeitar e dar prioridade no trânsito àqueles mais vulneráveis e, principalmente, não transformar seu veículo em uma arma em potencial.

A Organização Mundial da Saúde ressalta que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, não apenas dos motoristas, mas também de pedestres, ciclistas e motociclistas. A adoção de comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas é imprescindível para evitar acidentes e mortes.

É importante lembrar que, na vida em sociedade, todas as atitudes, mesmo que individuais, refletem em todos ao redor. Seguir as regras e leis do trânsito funciona como uma vacina para evitar os acidentes, as lesões e as mortes em ruas e rodovias.

“Seja sempre prudente, prevenido, educado, leal e cordial no trânsito. Faça o que é certo, traga paz e tranquilidade no trânsito. Escolha viver!”.
.