Professor da FAME reforça importância da vacinação contra Meningite C

08/02/2023

A incidência da Meningite C se tornou preocupação nacional desde o último ano e sua vacinação tem sido amplamente divulgada desde então. Este é o tipo mais grave da doença e sua taxa de letalidade, que gira em torno dos 20%, é o principal motivo de alerta entre os profissionais de saúde e população.

Dr. Hebert Fernandes, infectologista e professor da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), alerta sobre a gravidade deste subtipo da doença. “A meningite meningocócica é uma doença muito grave que significa a inflamação das meninges, ou seja, é uma irritação das membranas que envolvem o sistema nervoso central”, explica o profissional. “É uma inflação provocada pela bactéria Neisseria meningitidis, a meningo C, do subtipo C. Ela tem um potencial letal muito grande”, completa.

Para Hebert, é importante incentivar a população a se vacinar para evitar a progressão e disseminação da doença. “Foi ampliada a vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora a gente tem vacinação para adultos e jovens de 16 a 30 anos e pessoas em fase escolar. Ela é imprescindível para evitar formas graves da meningite meningocócica”, alerta o infectologista.

A imunização contra a meningite estará disponível na Faculdade de Medicina no dia 28 de fevereiro, de 08:30 às 11:00h e a tarde de 13:30 as 16:00h.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?