Professora da FAME faz alerta sobre Fevereiro Roxo, mês de conscientização do Alzheimer

13/02/2023

A Campanha do FevereiroRoxo foi criada para conscientizar a população sobre o mal de Alzheimer. A doença neurodegenerativa acomete em grande parte a população acima dos 60 anos de idade, causando demência e demais problemas de saúde no paciente acometido.

Helena Ribeiro Sosa, médica e professora da FAME, destaca alguns sintomas do Alzheimer que criam alerta para a detecção precoce da patologia. “Além da já conhecida perda de memória, o paciente também pode apresentar desorientação no tempo e no espaço, problemas para completar tarefas que antes eram fáceis, dificuldade para resolver problemas ou se comunicar e também manifestar alterações no comportamento, humor e personalidade”, detalha a profissional.

Segundo a médica, apesar de se tratar de uma doença crônica sem cura, a identificação em fase inicial, aliada ao tratamento e acompanhamento médico é fundamental para uma melhor evolução do quadro e maior controle sobre os sintomas. Dessa forma, se torna possível oferecer maior qualidade de vida a quem sofre do transtorno.

“Apesar de não ter cura, sabe-se que bons hábitos alimentares e estilo de vida saudável ajudam a retardar a progressão da doença”, informa Helena.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?