Professores e acadêmicos da FAME participam do SimCIC 2022

07/06/2022

No último final de semana, professores extensionistas e acadêmicos da FAME participaram do Projeto Simulação do Colégio Imaculada Conceição (SimCIC) durante a simulação anual do Modelo Intercolegial das Nações Unidas (MINIONU). O evento deste ano contou com a participação de aproximadamente 170 estudantes e os acadêmicos da FAME atuaram na organização do evento e no desenvolvimento de intervenções de educação em Saúde.

A docente do curso de Medicina, Flaviany Faria, foi a representante da FAME na cerimônia de abertura e realizou uma palestra no sábado (04/06) abordando “Os impactos ambientais e suas relações com a saúde da população”. Na palestra foram detalhados os principais problemas ambientais da atualidade, bem como, suas causas e consequências para a saúde da população mundial. A docente ainda apresentou algumas soluções para esses problemas baseando-se em iniciativas positivas dos setores público e privado.

Nos intervalos de sábado e domingo (05/06), acadêmicas extensionistas da FAME realizaram intervenções junto aos estudantes abordando aspectos científicos sobre “Doença de Chagas”, “Varíola dos Macacos”, “Vacinas contra a COVID-19”, “HIV” e “HPV”. As intervenções, orientadas pelas docentes Priscylla Knopp e Flaviany Faria, foram estruturadas a partir da interação dialógica, com exibição de banners e distribuição de folders informativos. Além disso, as acadêmicas da FAME gravaram vídeos educativos que foram compartilhados com todos os participantes do evento através do WhatsApp.

“Participar do SimCIC foi uma experiência maravilhosa! A organização a e estrutura do evento foram impecáveis e foi ótimo ver os alunos interagindo e discutindo temas relevantes para o cenário nacional e mundial. A integração com a FAME só tem a acrescentar, uma vez que conseguimos interagir com os alunos e discutir assuntos importantes para saúde e para o desenvolvimento social. Tenho certeza que ao longo do ano conseguiremos atuar cada vez mais, de modo a contribuir para a formação dos alunos, assim como eles também contribuirão para a nossa, já que a Extensão Universitária é exatamente essa troca de saberes e experiências!” – Relatou a acadêmica do 5º período, Giovanna Guerson.