Uma parceria da Secretaria de Saúde do Estado de Minas com a Faculdade de Medicina de Barbacena
A Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME, mantida pela Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada – FUNJOBE, realiza um Programa de Educação Permanente – PEP, que teve início em Maio de 2006, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, para médicos do Programa de Estrategia de Saúde da Família, da microrregião de Barbacena, que comporta os seguintes Municípios: Barbacena, Antônio Carlos, Ibertioga, Santa Rita, Ressaquinha, Senhora dos Remédios, Alto Rio Doce, Capela Nova, Cipotânea, Carandaí, Santa Bárbara do Tugúrio, Desterro do Melo, Alfredo Vasconcelos, Caranaíba, Rio Espera e Lamin.
O objetivo de tal Programa é propiciar o treinamento contínuo aos médicos do Programa de Estrategia de Saúde da Família dos Municípios supracitados, tendo como pressupostos básicos para essa educação permanente, as Diretrizes do Ministério da Saúde.
A metodologia de trabalho se configura como encontros quinzenais orientados por professores da FAME, com a utilização de aportes teóricos e discussões, que se realizam de 08h às 11h30min, além de treinamento prático em ambulatórios da rede pública de saúde, executado nos horários de 13h às 16h. A metodologia se pauta na abordagem das dificuldades profissionais no que se refere à saúde da mulher, do idoso e da criança, através das seguintes situações:
- Incidentes críticos;
- Experiências pessoais;
- Revisão de protocolos;
- Casos clínicos;
- Discussão de casos;
- Evidências clínicas; e
- Análises críticas.
O público-alvo dessa Educação Permanente é composto por trinta e dois (32) médicos de PSFs, divididos em quatro Grupos de Apoio Profissional – GAPs, de modo que cada GAP conta com um Professor – Coordenador, que orienta o grupos para a elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Profissional – PDP, individual. Plano este que se pautará nas dificuldades individuais do profissional no exercício de suas funções na medicina.
O PEP é formado por: um Coordenador Geral (Pof. Marco Aurélio, quatro Coordenadores de GAPs e dez Professores Consultores. É uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Saúde, em convênio com as Universidades do estado.