Projeto avalia a evolução da prevalência de Covid-13 em Barbacena

11/05/2022

A Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) iniciou esta semana um trabalho de identificação de casos de infecção por SARS-CoV-2, com ênfase na utilização da triagem por técnica de detecção antígeno (TR-AG). A testagem está sendo realizada pelos acadêmicos de Medicina da FAME e de Biomedicina do UNIPAC em colaboração com a Secretaria de Saúde de Barbacena, e faz parte de Projeto de Pesquisa vinculado ao Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (NUPPE), sob a orientação da Professora da FAME, Draª Dulcilene Mayrink de Oliveira e coorientação da Farmacêutica Bioquímica do LAB/FAME, Marcela Fonseca Campos Souza.

O objetivo é monitorar a situação epidemiológica da doença para a adoção de medidas de controle adequado, a fim de minimizar a transmissão e contaminação. “Este trabalho faz parte da ampliação da estratégia de triagem do PNE-Teste (Plano Nacional de Expansão da Testagem para a Covid-19), do Ministério da Saúde, implantado em 2021. A ação vai monitorar a tendência das taxas da Covid-19 em contextos comunitários ou ocupacionais, tendo a população local como público-alvo a ser testado, independentemente do quadro clínico ou do estado vacinal”, explicou a Draª Dulcilene.

Nos próximos dias serão definidos pontos estratégicos para a testagem no intuito de atingir o máximo de público possível, alcançando todas as faixas etárias acima de 18 anos. Esta semana (01/05/22 a 07/05/22) e na próxima (08/05/22 a 14/05/22) as coletas acontecerão na sede da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) e no sede do Centro Educacional Aprendiz.

Em uma das estratégias, posteriormente serão fixados pontos de triagem em locais públicos, como praças e escolas da cidade, onde as pessoas serão convidadas a fazer o teste rápido voluntariamente. A partir da coleta, é preciso aguardar aproximadamente 30 minutos pelo resultado, assim, é possível identificar os casos mais rapidamente, promover o isolamento, rastreamento e testagem dos contatos. A expansão da testagem é importante mesmo diante da melhora no cenário epidemiológico do Brasil para garantir um efetivo controle da doença.

Como funciona o teste:

A partir de uma amostra coletada pelo swab nasal, o exame detecta a presença de uma proteína do coronavírus, para mostrar se a pessoa está infectada e em uma fase com maior risco de transmissão. O teste é mais prático, pois não necessita de um laboratório para ser processado, é de fácil manipulação e pode ficar em temperatura até 30º C. O teste de antígeno tem um grau de confiança elevado graças a uma tecnologia avançada, que foi se aprimorando desde o início da pandemia.

Deu positivo, e agora?

Quem tiver o resultado positivo para a Covid-19 será devidamente orientado a seguir imediatamente as medidas não farmacológicas, como uso de máscaras, isolamento e a procurar uma unidade de saúde. Será importante ainda fazer o rastreamento e monitoramento de seus contatos.