Projeto de Extensão da FAME expõe os perigos do uso de álcool, cigarro e outras drogas

01/04/2022

Os acadêmicos Lucas Emídio Pereira Possas e Luis Vitor Maciel Amorim, ambos do 4º período do curso de medicina da FAME, realizaram palestra no dia 18 de março para estudantes do ensino Fundamental e Médio do Colégio Vicentino Imaculada Conceição. A apresentação fez parte de uma das linhas de ação do Projeto de Extensão da FAME, intitulado Des-e-Re: Desconstrua-se e Reconstrua-se. Orientado pela Professora da FAME, a psicóloga Elcha Britto.

A palestra abordou um importante tema solicitado pela própria escola: o uso indiscriminado de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens de hoje. O primeiro assunto apresentado pelos acadêmicos foi o tabagismo, destacando as substancias nocivas presentes no cigarro, e os efeitos negativos à saúde causados pelo hábito de fumar, inclusive alertando sobre os perigos de novos produtos como o cigarro eletrônico. O alcoolismo foi outro tema abordado na palestra.

Des-e-Re: Desconstrua-se e Reconstrua-se

O Projeto é divido em 5 eixos de atuação sendo eles: Consultório na Rua – pessoas em situação de rua; Consciência Negra; Comunidade LGBTQIA+; Autocuidado e Saúde mental e Escolas da Rede Pública do Município de Barbacena.

A proposta é atuar com intervenções urbanas em espaços como escolas, praças e hospitais, e na sede da Faculdade de Medicina de Barbacena, promovendo debates e discussões sobre temas inquietantes na área da saúde que afetam a população, tais como saúde mental, afetividade e relações interpessoais, racismo, homofobia, além de pautas ambientais, inserindo sempre conceitos e práticas de psicologia aplicada.